Pages

18 de abr. de 2016

COMO FAZIAM



No site de fotos abaixo encontramos essas fotos com uma verdadeira coleção de bastidores de renda tenerife. 
A procedência das fotos parece ser dos Paises Baixos. A autora da postagem, "Sytske A.M. Wijnsma". Mais nada foi dito na edição. (infelizmente o amor pela informação da origem não é cultivado na WWW)

FONTE: http://www.fluidr.com/photos/8117509@N02






6 de abr. de 2016

Do bau de Da. MARIA ADELAIDE DE MELLO


Da.MARIA ADELAIDE DE MELLO nasceu em S.Paulo e completou 90 no último dia 30 de dezembro. Trabalhou como costureira em fábricas e, interessada nas novidades de seu metier, aprendeu a técnica da renda tenerife - que ela chama nhanduti - com colegas ainda solteira. "Caprichosa com tudo o que faz, ela adora desafios, tanto o fazia nas costuras (hoje não mais) como até hoje aplica nos bordados, rendas e alguns consertos a mão." nos contou Laudemilia Cavallari, aluna de n/Curso Básico de Campinas em 2015. 

Estes bastidores e módulos em elaboração estavam entre os seus guardados. Relatou que teceu algumas peças inclusive para seu enxoval, porém não restou nenhuma. Mas, mais alvissareiro foi que o assunto despertou nela a retomada da técnica e fomos informadas que ela voltou a fazer a renda nhanduti. Foi prometido que um dia poderemos contar com fotos dessa rendeira na atividade nesta fase! Aguardemos