Pages

26 de nov. de 2019

Renda Tenerife brasileira no Museu de Renda de Tordesilhas, Espanha


Montagem com as duas peças levadas por Nhanduti de Atibaia para o Museo del Encaje

Nhanduti de Atibaia levou peças de Renda para integrar o acervo do Museu e Centro Didáctico de Renda de Castilha e Leão situado em Tordesilhas, Espanha.  
O Museu (clique AQUI para visitar o sitio) é uma instituição privada dedicada às rendas do Século de Ouro de Espanha, séculos XVI e XVII, quando era um dos mais poderosos países do Ocidente, senäo o mais poderoso. O Museu conta com cinco salas que mostram uma parte do acervo de cerca de 30.000 peças de rendas eruditas e populares além de uma extensa biblioteca sobre texteis.

A presença de peças do Nhanduti de Atibaia no seu acervo se deve ao fato de tanto o Museu como o Coletivo Nhanduti de Atibaia terem em tema comum a investigação sobre as rendas Soles. Essa técnica, uma  renda de agulha de trama radial, tem nos Soles de Salamanca, da regiäo de Castilha e Leão, um seu representante no século XVI. E a renda Nhanduti ou Tenerife feita no Brasil, tema da pesquisa do Coletivo é também uma renda dessa família que, vinda da Europa, se aculturou em várias partes da América.

Peitilho com cerca de 20cm x 30cm

Quadro com passo a passo dos "soles brasileños" exposto na filial do
Museo del Encaje em Villar del Monte
Vitrine do Museo del Encaje de Tordesilhas com o quadro com passos de confecção
 da Renda Tenerife brasileira ao lados de Renda Ñanduti do Paraguai
e de Soles de Salamanca do Sec.XVI.


Nossa Renda se faz presente no Museu espanhol com um peitilho feito em algodão e com dois quadros demonstrativos do modo de fazer a Renda Tenerife Brasileira, estando um deles está na sede do Museu, na cidade de em Tordesilhas, e o outro na  filial do Museu de Renda situada em Vilar del Monte, um "pueblo" da Serra de La Cabrera que em face do estado de conservação de seu casario e do partido urbano está se tornando um museu etnográfico a céu aberto.
Sala do Museo de Encaje de Tordesillhas

Villar del Monte


23 de nov. de 2019

Do Baú da Regina Célia


Regina Célia Metran da Silva mandou fotos de uma colcha de cama e um centro de mesa para compartilhar neste Museu Virtual.

A colcha foi comprada há cerca de 10 anos por ela na cidade de Santos, onde mora, numa Feira Natalina, ocasiäõ em que a vendedora lhe informou ser Nhanduti. O centro de mesa ganhou há algum tempo.

Ambas as peças são de algodão, sendo a colcha de linha mais fina (próxima a Tex 85) e o centro de mesa de linha mais grossa.

 Os módulos das peças são confeccionados num único motivo, o Medalhäo, com cerca de 20 cm cada. A colcha tem 2.20m x 1,80m, e o Centro cerca de 1,50 x 0,80m.

Agradecemos a Regina Célia sua gentileza em dividir conosco os belos guardados de seu baú.