Pages

18 de mar. de 2020

Contribuição da Prof.Irene Mauzer





                          A Prof. Irene Mauzer começou a bordar cedo e também a ensinar várias técnicas de fios e em suas amplas utilizações, estando na atividade há mais de 20 anos. Além de cursos presenciais, fez aulas em vários programas de TV e foi assim, ensinando nhanduti na televisão que a conheci há mais de dez anos. 

                           Criativa, junto com o marido desenhou um bastidor de madeira com pequenos pregos para fazer nhanduti. Pesquisadora da técnica que sou, comprei para o meu acervo de instrumentos para tecer o bastidor sua engenhosa peça.
Prof. Irene Mauzer à direita

O engenhoso bastidor da Prof. Irene
                        Mas só fui conhecê-la este ano, incentivada pela aluna e artesã Nilza Bezerra que já tinha contato com ela. Há um tempo nos prometíamos nos encontrar e isso aconteceu na exposição Entremeadas.

                                 Nesse dia ganhei dela, entre outros mimos, uma pequena toalha de Renda Tenerife. Renda Tenerife exatamente como era tecida no início do século XX, padrão de tecelagem no qual Nhanduti de Atibaia se inspirou em seu trabalho de resgate. Então a renda era conhecida também por Brazilian Point Lace e era tecida com linha fina, sempre em módulos redondos, que eram depois unidos com uma outra renda de agulha, formando pequenas aranhas.