A peça é do acervo da bordadeira SONIA BIANCO (clique para visitar a página do facebook) e pertence, em verdade, ao baú do enxoval de sua mãe, Da. Ivany de Oliveira Marchioni.

Esses trabalhos foram feitos na década de 40, já que eram parte do
enxoval de seu casamento, que ocorreu em 1944. São jogos de toalhinhas para enfeitar os móveis (geralmente o pichiché, tipo de penteadeira art-deco) do quarto feminino composto por peças que, no caso, variam entre aproximadamente 25 e 18 cms de diâmetro.
Comentário nosso: o ensino da renda tenerife ou nhanduti integrou as aulas de trabalhos manuais das escolas dos centros urbanos no Brasil das décadas 1940/60. Ainda segundo o que apuramos nos depoimentos coletados informalmente nestes quase 8 anos de pesquisa sobre a renda, a tecelagem era ensinada como trabalho de agulha (renda de agulha) realizada sobre uma trama radial montada em pequenos bastidores de madeira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Se você não tem um blog nem um endereço gmail v. também pode fazer um comentário: marque "comentar como anônimo" logo abaixo da caixa de comentários. Mas, por favor, assine seu nome para a gente saber quem você é. E se preferir uma resposta particular, escreva diretamente para nhanduti.org@gmail.com. Obrigada pelo comentário.