Ojá é um tipo de turbante usado na cabeça nas religiões tradicionais africanas, religiões afro-americanas e afro-brasileiras.
A exposição PANOS - USOS E COSTUMES, no SESC Bom Retiro/SP até o dia 25 de maio próximo, tem uma sala inteira com os panos de cabeça, entre eles algumas preciosidades que pertencem ao acervo do Museu de Folclore Edison Carneiro e Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular do Rio de Janeiro.
Essas peças são parte de indumentárias de orixá das décadas de 1960/1970, ojás de cabeça com franjas feitos com acabamento apurado e enfeitados com bordados ou rendas.
Chamou nossa atenção e trazemos para o acervo de nosso MUSEU VIRTUAL DA RENDA TENERIFE um OJÁ
DE CABEÇA COM FRANJA – Indumentária de orixá (Oxalá) de 1977/RJ lindamente enfeitado com módulos de renda tenerife.
Veja outras fotos dessa mostra interativa sobre o costume de usar panos em diversas culturas retratado com delicadeza na mostra PANOS - USOS E COSTUMES clicando AQUI.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Se você não tem um blog nem um endereço gmail v. também pode fazer um comentário: marque "comentar como anônimo" logo abaixo da caixa de comentários. Mas, por favor, assine seu nome para a gente saber quem você é. E se preferir uma resposta particular, escreva diretamente para nhanduti.org@gmail.com. Obrigada pelo comentário.