Pages

27 de mar. de 2018

Do baú de Wania Badann




                         Wania Rachel Badann herdou de sua tia paterna e madrinha um arsenal de bastidores de Renda Tenerife e veio compartilhar conosco o legado.

                           Da. Julieta Badan Matallo estaria hoje com 97 anos (pouco mais ), era nascida na região de São Simão, Estado de S.Paulo, era uma prestimosa filha de imigrantes italianos, e, conta a afilhada que ela bordava com pedrarias e usava essa técnica para bordar mantos de imagens de santos, vestidos de gala e de noiva.
Diz ainda Wania que a madrinha, que  "bordava todos os pontos e fazia renda irlandesa  (segundo ela)" chegou a ensinar a filha, mãe de Wania, mas que ela própria teve que se dedicar mais aos estudos.

                                 Wania é nascida em Campinas, e apesar de lamentar não ter tido mais tempo para desfrutar das rates de  Da. Julieta, diz que sempre esteve rodeada pelas artes manuais e aprendeu "crochê ,  tricô ,  bordado, pintura em tecidos e em faiança" ... e ainda conta que fez parte " de um grupo de Campinas que fundou a primeira Cooperativa de Artesanato, a Cooperarte".

                                    Wania pretende aprender a fazer a Renda Tenerife pensando em contribuir para "não deixar morrer essas artes manuais maravilhosas que fazem parte da evolução da criatividade  humana."





  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você não tem um blog nem um endereço gmail v. também pode fazer um comentário: marque "comentar como anônimo" logo abaixo da caixa de comentários. Mas, por favor, assine seu nome para a gente saber quem você é. E se preferir uma resposta particular, escreva diretamente para nhanduti.org@gmail.com. Obrigada pelo comentário.