Pages

5 de dez. de 2020

PROJETO PORTINARI : MEMÓRIA NACIONAL

Resgate da obra de Portinari para "colocar a obra do artista a serviço da tarefa maior de busca da nossa identidade cultural e preservação da memória nacional."



Nos anos 70, 
João Candido Portinari se voltou para a obra de seu pai ao ver que a memória dele estava sendo esquecida meros 17 anos após a morte do pintor e fundou em 1979, dentro da PUC-RJ, 
o Projeto Portinari.


PORTAL WWW.PORTINARI.ORG.BR

Até essa época mais de 95% da obra do pintor estava fora do acesso público e não se conhecia o paradeiro da maioria das obras a ponto do "Museu de Arte Moderna de Nova York possuír mais informações sobre Portinari do que todas as instituições brasileiras reunidas.", de acordo com o fundador.

Os primeiros 25 anos foram dedicados a busca das obras do artista nacional e internacionalmente. Foram reunidas em torno de 5.400 obras (em 2000, 200 obras eram consideradas falsas e 500 não foram localizadas), 25 mil documentos e ainda um Programa de História Oral de 130 horas de entrevistas posteriormente digitalizadas e um Catálogo Raisonné, cujo fundador do projeto afirma ser o primeiro de um artista em toda a América Latina.

Atualmente todo esse material está disponível no PORTAL PROJETO PORTINARI (www.portinari.org.br ) e no Google Culture & Arts (Portinari: o pintor do povo).


GOOGLE CULTURE & ARTS

Após a fase de catalogação, o projeto passou a fazer atividades educacionais, principalmente voltadas à criança e o jovem.






POEMAS DE PORTINARI
EDICÃO ON LINE DA FUNARTE: CLIQUE AQUI 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você não tem um blog nem um endereço gmail v. também pode fazer um comentário: marque "comentar como anônimo" logo abaixo da caixa de comentários. Mas, por favor, assine seu nome para a gente saber quem você é. E se preferir uma resposta particular, escreva diretamente para nhanduti.org@gmail.com. Obrigada pelo comentário.