"Se V. possui uma renda tenerife antiga, achou um bastidor ou uma toalhinha no baú, compartilhe essa preciosidade com outros interessados e rendeiras. Entre em contato conosco para obter com o mediador as instruções para ser co-autor do MUSEU VIRTUAL e fazer um post com sua peça. Ou mande a foto que faremos a postagem em seu nome"

"Si tiene un antiguo encaje de tenerife, has encontrado un cojin o un mantelito en el baúl, comparta esta joya con encajeras y otros interesados. Póngase en contacto con nosotros para obtener las instrucciones con el mediador y hacer un "post" con su pieza como coautor del MUSEO VIRTUAL. O envia una foto que se publicará en su nombre."

"If you have an old tenerife lace, found a rack or a small doillie in the family chest, share this preciousness with other parties concerned and lace-making. Please contact us to obtain with the mediator the instructions to be co-author of the VIRTUAL MUSEUM and make a post with your play. Or send us a photo and we will make posting on your behalf."

27 de mar. de 2018

Do baú de Wania Badann




                         Wania Rachel Badann herdou de sua tia paterna e madrinha um arsenal de bastidores de Renda Tenerife e veio compartilhar conosco o legado.

                           Da. Julieta Badan Matallo estaria hoje com 97 anos (pouco mais ), era nascida na região de São Simão, Estado de S.Paulo, era uma prestimosa filha de imigrantes italianos, e, conta a afilhada que ela bordava com pedrarias e usava essa técnica para bordar mantos de imagens de santos, vestidos de gala e de noiva.
Diz ainda Wania que a madrinha, que  "bordava todos os pontos e fazia renda irlandesa  (segundo ela)" chegou a ensinar a filha, mãe de Wania, mas que ela própria teve que se dedicar mais aos estudos.

                                 Wania é nascida em Campinas, e apesar de lamentar não ter tido mais tempo para desfrutar das rates de  Da. Julieta, diz que sempre esteve rodeada pelas artes manuais e aprendeu "crochê ,  tricô ,  bordado, pintura em tecidos e em faiança" ... e ainda conta que fez parte " de um grupo de Campinas que fundou a primeira Cooperativa de Artesanato, a Cooperarte".

                                    Wania pretende aprender a fazer a Renda Tenerife pensando em contribuir para "não deixar morrer essas artes manuais maravilhosas que fazem parte da evolução da criatividade  humana."





  

Nenhum comentário:

Copyright © MUSEU VIRTUAL DA RENDA TENERIFE.Todos os direitos reservados - All Rights Reserved.
Nhanduti de Atibaia