"Se V. possui uma renda tenerife antiga, achou um bastidor ou uma toalhinha no baú, compartilhe essa preciosidade com outros interessados e rendeiras. Entre em contato conosco para obter com o mediador as instruções para ser co-autor do MUSEU VIRTUAL e fazer um post com sua peça. Ou mande a foto que faremos a postagem em seu nome"

"Si tiene un antiguo encaje de tenerife, has encontrado un cojin o un mantelito en el baúl, comparta esta joya con encajeras y otros interesados. Póngase en contacto con nosotros para obtener las instrucciones con el mediador y hacer un "post" con su pieza como coautor del MUSEO VIRTUAL. O envia una foto que se publicará en su nombre."

"If you have an old tenerife lace, found a rack or a small doillie in the family chest, share this preciousness with other parties concerned and lace-making. Please contact us to obtain with the mediator the instructions to be co-author of the VIRTUAL MUSEUM and make a post with your play. Or send us a photo and we will make posting on your behalf."

26 de nov. de 2019

Renda Tenerife brasileira no Museu de Renda de Tordesilhas, Espanha


Montagem com as duas peças levadas por Nhanduti de Atibaia para o Museo del Encaje

Nhanduti de Atibaia levou peças de Renda para integrar o acervo do Museu e Centro Didáctico de Renda de Castilha e Leão situado em Tordesilhas, Espanha.  
O Museu (clique AQUI para visitar o sitio) é uma instituição privada dedicada às rendas do Século de Ouro de Espanha, séculos XVI e XVII, quando era um dos mais poderosos países do Ocidente, senäo o mais poderoso. O Museu conta com cinco salas que mostram uma parte do acervo de cerca de 30.000 peças de rendas eruditas e populares além de uma extensa biblioteca sobre texteis.

A presença de peças do Nhanduti de Atibaia no seu acervo se deve ao fato de tanto o Museu como o Coletivo Nhanduti de Atibaia terem em tema comum a investigação sobre as rendas Soles. Essa técnica, uma  renda de agulha de trama radial, tem nos Soles de Salamanca, da regiäo de Castilha e Leão, um seu representante no século XVI. E a renda Nhanduti ou Tenerife feita no Brasil, tema da pesquisa do Coletivo é também uma renda dessa família que, vinda da Europa, se aculturou em várias partes da América.

Peitilho com cerca de 20cm x 30cm

Quadro com passo a passo dos "soles brasileños" exposto na filial do
Museo del Encaje em Villar del Monte
Vitrine do Museo del Encaje de Tordesilhas com o quadro com passos de confecção
 da Renda Tenerife brasileira ao lados de Renda Ñanduti do Paraguai
e de Soles de Salamanca do Sec.XVI.


Nossa Renda se faz presente no Museu espanhol com um peitilho feito em algodão e com dois quadros demonstrativos do modo de fazer a Renda Tenerife Brasileira, estando um deles está na sede do Museu, na cidade de em Tordesilhas, e o outro na  filial do Museu de Renda situada em Vilar del Monte, um "pueblo" da Serra de La Cabrera que em face do estado de conservação de seu casario e do partido urbano está se tornando um museu etnográfico a céu aberto.
Sala do Museo de Encaje de Tordesillhas

Villar del Monte


Nenhum comentário:

Copyright © MUSEU VIRTUAL DA RENDA TENERIFE.Todos os direitos reservados - All Rights Reserved.
Nhanduti de Atibaia